Bloco Virgens de Tambaú é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
Evento começou na década de 1980 e é um dos maiores blocos de arrasto do pré-carnaval nordestino
O Bloco Virgens de Tambaú, tradicional manifestação do pré-carnaval de João Pessoa, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. A sanção foi publicada no Diário Oficial deste sábado (02), e assegura a preservação e valorização do evento, que se tornou um dos maiores do gênero no Nordeste.
O bloco surgiu de forma espontânea no final da década de 1980, quando um grupo de amigos, entre eles integrantes da seleção de vôlei da Paraíba, decidiu se inspirar nas Virgens do Bairro Novo, de Olinda, e criar um bloco irreverente no qual homens se vestiam de mulheres para brincar o carnaval nas ruas de Tambaú. A primeira edição contou com cerca de 50 participantes e, no ano seguinte, o encontro promovido na casa de Fernando Bonatti reuniu centenas de pessoas, consolidando o bloco como um evento popular.
Desde então, o grupo cresceu exponencialmente. O que começou como uma brincadeira entre amigos se transformou em uma das maiores atrações do pré-carnaval pessoense, reunindo milhares de foliões e consolidando-se no calendário cultural do estado.
De acordo com a nova legislação, o Estado se compromete a garantir, por meio de órgãos competentes, a proteção, valorização e promoção das Virgens de Tambaú, assegurando a continuidade como expressão da cultura popular paraibana.



