TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
saúde

Agosto Dourado: Paraíba abre campanha de incentivo à amamentação

Ação reforça importância da doação de leite humano

Por Redação T5 Publicado em
Banco de Leite 2025
Ações seguem durante todo o mês com mobilização de hospitais, unidades de saúde e sociedade civil (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba inicia, nesta sexta-feira (1º), a campanha Agosto Dourado, dedicada à promoção do aleitamento materno e à doação de leite humano. Com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a campanha deste ano reforça a importância da amamentação não só para a saúde da mãe e do bebê, mas também como uma prática sustentável para o planeta.

Durante todo o mês, a SES, em parceria com hospitais, serviços de saúde e a sociedade civil organizada, realizará palestras, eventos e ações intersetoriais para orientar e apoiar mulheres que amamentam. As unidades de saúde do Estado também receberão iluminação e decoração douradas, em referência ao padrão “Ouro” de qualidade do leite materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, tem foco na captação de novas doadoras, reforçando que cada litro de leite doado pode alimentar até dez bebês recém-nascidos. O leite materno é considerado alimento completo e deve ser ofertado de forma exclusiva até os seis meses, sendo essencial para o desenvolvimento e proteção da criança contra doenças.

A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano é a segunda maior do Nordeste, com seis bancos em funcionamento nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 postos de coleta distribuídos em 11 municípios. A rede coleta cerca de 8 mil litros de leite por ano, beneficiando aproximadamente 9 mil bebês internados em hospitais da rede estadual.

Como parte da ampliação da política maternoinfantil, o Estado inaugura no próximo dia 5 de agosto o Hospital da Mulher D. Creuza Pires, em João Pessoa. A nova unidade contará com centro de parto normal, UTI adulta e neonatal, além de um novo Banco de Leite Humano.

A doação pode ser feita em qualquer fase da amamentação, desde que a mulher esteja saudável e com produção excedente de leite. O processo pode ser iniciado sem sair de casa: basta entrar em contato pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe especializada realiza a coleta domiciliar semanalmente e fornece todos os materiais necessários.



Relacionadas

Mais Lidas