TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Leonardo Quintans

Mais votado para chefiar o Ministério Público da PB defende ações contra facções criminosas

Quintans afirmou que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) precisa atuar de forma mais próxima da população e destacou o combate à criminalidade como uma das prioridades

Por Carlos Rocha Publicado em
Leonardoquintans
Mais votado para chefiar o Ministério Público da PB defende ações contra facções criminosas

O promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho, o mais votado na eleição interna para formação da lista tríplice que será encaminhada ao governador da Paraíba, defendeu nesta quinta-feira (31) o fortalecimento de ações de segurança pública, com foco no combate às facções criminosas.

Quintans afirmou que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) precisa atuar de forma mais próxima da população e destacou o combate à criminalidade como uma das prioridades.

“Temos um cenário que exige incremento da segurança pública no enfrentamento às facções e atenção às demandas sociais”, disse.

Lista será enviada ao governador

A lista tríplice será enviada ainda hoje ao governador João Azevêdo, por meio de ofício assinado pelo atual procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. A partir do recebimento, o chefe do Executivo tem 15 dias para nomear o novo procurador-geral, que ficará no cargo no período de 2025 a 2027.

Sobre a expectativa quanto à escolha, Quintans afirmou que respeita a decisão do governador, mas destacou que a votação interna expressa a vontade da maioria dos membros do MPPB.

Resultado da eleição

A votação foi realizada nesta quinta-feira (31). Cada membro do Ministério Público pôde votar em até três candidatos. O resultado foi o seguinte:

  • Leonardo Quintans Coutinho – 205 votos (93,2% dos eleitores)
  • Rodrigo Marques da Nóbrega – 64 votos (29%)
  • Aristóteles de Santana Ferreira – 53 votos (24%)
  • João Geraldo Barbosa – 41 votos (18,6%) – fora da lista tríplice

Ao todo, foram registrados 363 votos válidos e um voto nulo. A apuração foi feita pela comissão eleitoral composta pelos promotores Cláudio Antônio Cavalcante e Francisco Lianza Neto.

Histórico funcional

Leonardo Quintans tem 44 anos e atua atualmente como 1º promotor de Justiça de Sapé e assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele ingressou no MPPB em 2013 e já passou pelas comarcas de Sousa, Picuí, Alagoa Grande, Catolé do Rocha e, por fim, Sapé.

Além da atuação como promotor, ocupou funções administrativas e participou de órgãos como:

  • Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (coordenador, 2017–2019);
  • Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB (2019–2021);
  • Associação Paraibana do Ministério Público (presidente, 2021–2025);
  • Conamp (diretor regional);
  • Focco-PB (coordenador).

A decisão final sobre a nomeação cabe ao governador do Estado.



Relacionadas

Mais Lidas