João Pessoa sedia a 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
A participação na 5ª CEPM-PB é exclusiva para delegadas previamente eleitas, e não haverá inscrição para ouvintes
A cidade de João Pessoa será palco, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres da Paraíba (5ª CEPM-PB). O evento, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB), acontecerá na Academia de Polícia Civil (Acadepol), reunindo 384 delegadas eleitas nas etapas preparatórias municipais e regionais.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência marca o encerramento de um amplo processo democrático e participativo, que contou com 106 conferências municipais e 9 conferências regionais, realizadas em diferentes regiões do estado. A iniciativa teve como objetivo coletar propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, considerando as realidades locais.
“A realização das etapas municipais e regionais foi essencial para garantir a pluralidade de vozes que estarão presentes na conferência estadual. Esse processo reforça o protagonismo das mulheres paraibanas na construção de políticas públicas mais justas, diversas e inclusivas”, afirmou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
A programação tem início na manhã desta sexta-feira (1º) com o credenciamento das delegadas, seguido da leitura do regulamento e da apresentação do espetáculo “Não me Khalo”, encenado pelo grupo de teatro da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A mesa de abertura solene contará com a palestra magna da secretária Lídia Moura, que abordará os avanços da política de gênero na Paraíba. Em seguida, a professora Dra. Flávia da Silva Clemente, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante dos coletivos Filhas do Vento e Acadêmicas Negras, falará sobre “Interseccionalidade na Perspectiva do Feminismo Negro”.
No sábado (2), as delegadas participarão de grupos de trabalho divididos por eixos temáticos, que discutirão desde os desafios da política estadual até sugestões de subsídios ao Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. À tarde, uma plenária final irá aprovar as propostas discutidas e eleger as representantes da delegação paraibana que participará da 5ª Conferência Nacional, marcada para os dias 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.
A participação na 5ª CEPM-PB é exclusiva para delegadas previamente eleitas, e não haverá inscrição para ouvintes. O evento reforça o compromisso da gestão estadual com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da participação feminina nas decisões que impactam suas vidas e comunidades.



