Ministro Sérgio Kukina participa de lançamento do Projeto Cuidar do TRE-PB
Iniciativa promove inclusão de pessoas com deficiência intelectual no serviço público
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) lança nesta quarta-feira (30), às 16h, o Projeto Cuidar – “Diversos na essência, unidos no respeito”, na sede do Tribunal. A abertura contará com palestra do ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidente da Comissão de Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão do STJ. Idealizado desde o início da gestão do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o Projeto Cuidar é desenvolvido em parceria com a APAE e reafirma o compromisso institucional com diversidade, inclusão e cidadania no ambiente de trabalho.
Durante a cerimônia, haverá recepção e acolhimento de novos estagiários com deficiência intelectual, que atuarão em setores administrativos do Tribunal. A ação integra um conjunto de medidas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência intelectual no serviço público, com foco em formação, acompanhamento e adaptação de rotinas para garantir participação efetiva e condições adequadas de trabalho.
A proposta, apresentada pela Presidência e pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID), presidida pelo juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, insere a Justiça Eleitoral da Paraíba em movimento nacional de acessibilidade e inclusão, com atenção a pessoas com síndrome de Down e transtorno do espectro autista, entre outras deficiências intelectuais. O convite ao ministro Sérgio Kukina foi formalizado em junho, em Brasília, e prevê a apresentação de experiência considerada bem-sucedida no STJ sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.



