TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Após prorrogação

Inscrições para Prova Nacional Docente terminam nesta quarta (30)

Prova será aplicada em outubro

Por Redação T5 Publicado em
As áreas de atuação do pedagogo não se restringem somente às salas de aula (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)
Inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para inscrições na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), exame criado para avaliar a formação de professores e ampliar as oportunidades de ingresso no magistério público. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND, e também se encerra nesta data o prazo para pedidos de atendimento especializado e solicitação de tratamento pelo nome social.

Apesar de não se tratar de um concurso público, a PND poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa de seleção para professores da rede pública a partir de 2026, o que fez o exame ser apelidado de “CNU dos Professores”, em referência ao Concurso Nacional Unificado.

Podem participar da avaliação estudantes que concluem cursos de licenciatura em 2025 e que estejam inscritos no Enade das Licenciaturas deste ano. Esses alunos terão isenção automática da taxa de inscrição. Também podem se inscrever professores já formados em licenciaturas, interessados em participar de seleções promovidas por redes de ensino que decidirem adotar os resultados da prova como critério de contratação.

Aqueles que não têm direito à isenção ou que tiveram o pedido negado deverão pagar uma taxa de R$ 85 até a sexta-feira (1º). O pagamento deve ser feito por meio da GRU Cobrança, gerada no momento da inscrição no Sistema PND, com acesso pelo login do portal Gov.br. O boleto pode ser quitado em bancos, casas lotéricas ou por aplicativos de instituições financeiras.

A Prova Nacional Docente foi criada com o objetivo de fortalecer a formação dos professores, incentivar a realização de concursos e valorizar o magistério público no país. Ela integra o programa federal Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, e deve atender até 2,3 milhões de docentes em todo o território nacional.

A aplicação da prova será no dia 26 de outubro, com base na avaliação teórica do Enade das Licenciaturas. O exame contempla 17 áreas de conhecimento e, até o momento, 22 estados e 1.508 municípios já aderiram à iniciativa, incluindo 18 capitais brasileiras. As redes de ensino poderão usar a nota da PND como fase única do processo seletivo ou em conjunto com outras etapas, como prova prática e análise de títulos.



Relacionadas

Mais Lidas