TRE-PB inicia convocação de eleitores sem biometria por mensagens de WhatsApp nesta terça-feira (29)
150 mil eleitores, principalmente jovens, deverão comparecer aos cartórios eleitorais para regularizar cadastro
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) inicia, nesta terça-feira (29), a convocação de 150.619 eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica. A convocação será feita por meio de mensagens de WhatsApp, enviadas a partir do número (83) 3512-1500, verificado e certificado pela Justiça Eleitoral.
A ação é conduzida pela Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE) e tem como objetivo atualizar o cadastro de eleitores que não realizaram a biometria nos anos de 2020, 2021 e 2022, período em que o serviço ficou suspenso por causa da pandemia de Covid-19.
Entre os eleitores sem biometria, 30.836 são de João Pessoa, 15.329 de Campina Grande e 5.478 de Santa Rita. A coleta é gratuita e deve ser feita nos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Segundo o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, as mensagens contemplarão inicialmente cerca de 54.500 eleitores, com envios programados para os dias 29, 30 e 31 de julho. A mensagem informará o período específico para comparecimento, além de conter um botão de atendimento ("Tenho dúvida") e a verificação de autenticidade pelo selo de certificado ao lado do nome do tribunal.
A coleta biométrica oferece mais segurança nas eleições, ajuda a prevenir fraudes e permite que o cidadão ative o Selo Ouro no aplicativo Gov.br, utilizado para acesso a diversos serviços públicos. A biometria também é compartilhada com outros órgãos em ações de identificação civil, como a prova de vida.
Para saber se está entre os convocados, o eleitor pode acessar o autoatendimento no site do TRE-PB, selecionar a opção 7 do menu e verificar a situação do seu cadastro.



