Escolas de João Pessoa recebem ações para fortalecer direitos das mulheres negras a partir desta segunda (28)
Ações fazem parte do projeto “Mulheres Negras em Movimento: Julho de Vozes, Raízes e Luta” e seguem até quinta-feira (31)
A partir desta segunda-feira (28), escolas da rede municipal de João Pessoa receberão uma série de atividades voltadas à valorização, visibilidade e fortalecimento dos direitos das mulheres negras. As ações fazem parte do projeto “Mulheres Negras em Movimento: Julho de Vozes, Raízes e Luta” e seguem até quinta-feira (31).
A programação inclui rodas de conversa itinerantes, oficinas com trançadeiras, debates sobre autocuidado e valorização da estética negra. As atividades são promovidas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.
As ações acontecerão em quatro escolas municipais:
- 28/07 – EM Antonio Santos Coelho Neto, às 9h
- 29/07 – EM Zumbi dos Palmares, às 14h
- 30/07 – EM Padre Pedro Serrano, às 14h
- 31/07 – EM Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado, às 14h
A roda “Mulheres Negras Dizem” será protagonizada por alunas, que compartilharão experiências e reflexões sobre identidade. O diálogo será enriquecido com a presença de convidadas como Adelhya Gomes, gerente estadual de Saúde da População Negra; Erika Santos, empreendedora premiada na ExpoFavela; e representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que abordarão questões de gênero e interseccionalidade.
No mutirão de tranças, trançadeiras e educadoras como a pedagoga Jake Furtado promoverão oficinas sobre empoderamento e autoestima por meio da estética afro.
As ações integram o Julho das Pretas, mês dedicado à valorização das mulheres negras, suas lutas, conquistas e contribuições à sociedade.



