João Pessoa e litoral da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas
Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (27), um alerta amarelo de perigo potencial para acumulado de chuvas em João Pessoa e mais 20 municípios da Paraíba. O aviso é válido até as 10h da segunda-feira (28).
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o risco é considerado baixo para ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além das cidades da faixa litorânea e da Mata Paraibana, o Inmet também emitiu um aviso de baixa umidade para regiões do Sertão paraibano, válido até as 22h deste domingo (27).
O órgão meteorológico orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. Também é recomendado desligar o quadro geral de energia elétrica, observar alterações em encostas e proteger objetos em caso de risco de inundação, utilizando sacos plásticos.
Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Municípios sob alerta de chuvas intensas:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juripiranga
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- Sapé
Municípios sob alerta de baixa umidade no Sertão:
Incluem Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, São José de Piranhas, Uiraúna, Conceição, entre outros. A lista completa está disponível no site oficial do Inmet.



