TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
em clínicas e pet shops

João Pessoa institui cartão que dará descontos para protetores de animais

Entre os benefícios garantidos, os titulares do Cartão de Identificação terão descontos em clínicas veterinárias e pet shops conveniados com a Prefeitura

Por Carlos Rocha Publicado em
A transfusão de sangue pode ajudar a salvar a vida do seu animal de estimação (Imagem: Chendongshan | Shutterstock)
João Pessoa institui Cartão de Identificação para protetores independentes de animais

Foi sancionada e publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do Município de João Pessoa a Lei Ordinária que cria o Cartão de Identificação do Protetor Independente de Animais. A iniciativa reconhece e regulamenta o trabalho de cidadãos que atuam, de forma voluntária, no resgate, cuidado e proteção de animais em situação de abandono ou vulnerabilidade.

De acordo com a nova legislação, o cartão será um documento oficial emitido pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de:

  • Reconhecer e regulamentar a atuação dos protetores independentes;
  • Facilitar o acesso a serviços públicos e benefícios voltados à causa animal;
  • Incentivar políticas públicas que promovam o bem-estar dos animais resgatados.

Para solicitar o cartão, o cidadão deverá comprovar atividades regulares de resgate e cuidado com animais, estar cadastrado no sistema de proteção animal do município e apresentar documentação pessoal e registros das ações realizadas, como fotos, vídeos ou declarações de testemunhas.

Entre os benefícios garantidos, os titulares do Cartão de Identificação terão descontos em clínicas veterinárias e pet shops conveniados com a Prefeitura, além de prioridade em campanhas de castração, vacinação e vermifugação organizadas pelo poder público. Outros pontos previstos foram vetados pelo Executivo Municipal.

A nova lei estabelece ainda que o cartão não gera vínculo empregatício com a Prefeitura. Os protetores cadastrados deverão zelar pelo bem-estar dos animais, participar de capacitações promovidas pelo município e manter seus dados atualizados junto ao sistema.

A lei foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena e entrou em vigor na data de sua publicação, 11 de julho de 2025.



Relacionadas

Mais Lidas