TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
1,7 mil bolsas

Programa “Agora Tem Especialistas” abre edital nesta quinta-feira (24)

Expectativa é de que ações reduzam tempo de espera por atendimento especializado

Por Redação T5 Publicado em
Medico
Do total de vagas, 635 estão disponíveis no primeiro ciclo, com início das atividades previsto para setembro (Foto: Internet)

O Ministério da Saúde lançou nesta semana o programa Agora Tem Especialistas, voltado para médicos com titulação reconhecida, e o primeiro edital será aberto nesta quinta-feira (25). A iniciativa oferece 1,7 mil bolsas para especialistas que atuarão diretamente na rede pública, com foco na Atenção Especializada, uma das áreas mais afetadas pela escassez de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Do total de vagas, 635 estão disponíveis no primeiro ciclo, com início das atividades previsto para setembro. A inscrição será feita pela plataforma do UNA-SUS, e os candidatos devem ter certificado da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou título da Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas de interesse.

O diferencial da formação será a atuação prática em hospitais e policlínicas do SUS, por meio de cursos ministrados por profissionais de excelência do PROADI-SUS e da Rede Ebserh. Serão 16 horas semanais de prática assistencial e 4 horas de atividades educacionais, com foco em especialidades prioritárias como ginecologia e oncologia. A duração do curso é de 12 meses e os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação de cerca de R$ 10 mil mensais.

Além do edital, o programa também contempla 1 mil novas vagas de residência multiprofissional, investimentos em preceptoria médica e multiprofissional, valorização do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) e o fortalecimento da formação em oncologia. A expectativa é de que essas ações reduzam o tempo de espera por atendimento especializado na rede pública e ampliem a capacidade de formação e provimento de profissionais em todo o país.

As inscrições para o edital estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (25) no site do UNA-SUS.



Relacionadas

Mais Lidas