João Pessoa discute plano para resíduos sólidos em grandes eventos
O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e contou com a participação da Emlur e da Funjope
Órgãos da Prefeitura de João Pessoa e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) se reuniram, nesta terça-feira (22), para tratar da gestão dos resíduos sólidos gerados em eventos de grande porte realizados na capital. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e contou com a participação da Emlur e da Funjope.
A proposta é organizar uma atuação conjunta entre diferentes órgãos municipais e o MPPB, a partir da experiência do Recicla Folia, implantado durante o Carnaval. A ideia agora é adotar o modelo em eventos como a Maratona de João Pessoa, o show de Roberto Carlos, a Festa das Neves e outras atividades previstas no calendário oficial.
De acordo com o secretário da Semam, Welison Silveira, o objetivo é planejar ações específicas para lidar com o volume de resíduos esperado em eventos com público entre 350 mil e 450 mil pessoas.
A promotora Cláudia Cabral, do MPPB, afirmou que é necessário envolver organizadores, empresas e o poder público no monitoramento da geração de resíduos. Ela defendeu a adoção de medidas como estação de coleta, parcerias com catadores e a quantificação dos resíduos recolhidos.
Segundo o diretor da Funjope, Marcus Alves, para o evento de Roberto Carlos será utilizada uma área de 70 mil metros quadrados, entre o Busto de Tamandaré e o Hotel Tambaú, o que exige medidas de controle em áreas próximas ao litoral.
A Emlur, por meio da assessora jurídica Luiza Fernandes, informou que a autarquia já atua com equipes de limpeza pós-evento e busca dar destinação adequada aos resíduos. A medida visa reduzir impactos e cumprir as exigências ambientais relacionadas a áreas públicas e de preservação.



