Suspeito de ataque hacker ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é preso em Guarabira
Homem é acusado de liderar ataque cibernético transmitido na deep web
Um homem investigado por invadir sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi preso nesta terça-feira (21) na cidade de Guarabira, na Paraíba. A ação é resultado da Operação Negazione, deflagrada pelas polícias civis da Paraíba e do Rio Grande do Sul.
Segundo a investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/DERCC) do RS, o ataque ocorreu em 26 de março deste ano e consistiu em uma ofensiva de negação de serviço (DDoS), que tirou do ar o sistema EPROC e o site institucional do TJ-RS, comprometendo temporariamente a prestação de serviços judiciais no estado.
O suspeito, que operava sob o codinome “FEDERAL” na deep web, teria transmitido o ataque ao vivo e oferecido pagamentos via Pix a outros participantes. A Polícia também identificou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos infectados, espalhados em diversos países, usada para potencializar a ofensiva digital.
Com base nas provas obtidas, a Justiça gaúcha autorizou a prisão preventiva do investigado e a expedição de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos com o apoio da Polícia Civil da Paraíba.
A apreensão de dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos visa auxiliar a identificação de outros integrantes da organização criminosa e esclarecer a possível conexão com ataques similares em outros estados.



