TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
a partir desta segunda (21)

João Pessoa reforça vacinação contra Influenza para grupos prioritários

Atendimento é feito em USFs, policlínicas, shoppings e também por agendamento domiciliar

Por Redação T5 Publicado em
Vacinas são distribuídas pelo Estado e aplicação é responsabilidade dos municípios
Cobertura segue abaixo da meta e campanha termina dia 31 deste mês (Foto: SES-PB/Divulgação)

A Prefeitura de João Pessoa inicia a semana reforçando o alerta sobre a vacinação contra a Influenza, com foco nos grupos prioritários. A medida segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e, a partir desta segunda-feira (21), as doses serão destinadas exclusivamente a crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, que compõem o público mais vulnerável às complicações da gripe.

Apesar dos esforços da rede de saúde, a adesão à campanha segue abaixo do ideal. A meta é vacinar ao menos 90% do público-alvo até 31 de julho, mas até o momento apenas 44,75% das pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas na Paraíba, e em João Pessoa o índice está em apenas 21,89%. Na capital, os idosos apresentam a maior taxa de cobertura, com 24,65%, seguidos por crianças (23,59%) e gestantes (15,66%).

O chefe da Seção de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgolino, destacou que a mobilização continua em toda a rede municipal, com ações de busca ativa realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo ele, vacinar-se é um ato de cuidado coletivo, essencial para evitar agravamentos e internações por síndromes gripais.

A vacinação contra a Influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), com funcionamento das 7h às 11h e das 12h às 16h, nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização (CMI), no bairro da Torre, das 8h às 16h. Também há três postos móveis de vacinação, localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá, com atendimento estendido entre 12h e 21h, de segunda a sexta-feira, e horários diferenciados aos sábados.

A Prefeitura também mantém a vacinação domiciliar para pessoas acamadas, mediante agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Durante o Dia D de Multivacinação, realizado neste sábado (19), foram aplicadas 5.387 doses da vacina contra Influenza e 3.263 doses de vacinas de rotina, superando os números da mobilização anterior. A campanha segue até o fim do mês com expectativa de ampliar a cobertura.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento (para crianças), Cartão SUS e caderneta de vacinação.



Relacionadas

Mais Lidas