Curso de Medicina da UFPB conquista conceito máximo na avaliação do MEC pela primeira vez
Nota 5 foi atribuída após visita técnica das comissões avaliadoras ao campus de João Pessoa
O curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, pela primeira vez, o conceito 5, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (17), após visita técnica das comissões avaliadoras ao campus de João Pessoa, realizada neste mês de julho.
Autorizado em 1951 e reconhecido pelo MEC em 1955, o curso nunca havia alcançado essa pontuação. A avaliação final foi resultado de um conceito contínuo de 4,96 (em uma escala de 0 a 5), sustentado pela qualidade da infraestrutura dos laboratórios e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), utilizado na formação prática dos estudantes.
Segundo a reitoria Terezinha Domiciano, 50% dos cursos de graduação avaliados durante a atual gestão obtiveram conceito 5, e o restante recebeu nota 4. O curso de Medicina, que havia obtido conceito 3 na avaliação anterior em 2018, será novamente avaliado pelo MEC dentro de três anos.
Entre os fatores considerados para a nota máxima está a atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aprovada pelo Conselho Superior (Consepe) no mês passado. A nova proposta fortalece a curricularização da extensão, ampliando a carga horária dedicada às atividades com a comunidade, prática já tradicional no curso de Medicina, mas que agora passa a ter maior visibilidade acadêmica.



