TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
casamento coletivo

Mais de 30 casais LGBTQIAPN+ participarão de cerimônia gratuita em João Pessoa

O evento, que visa garantir o acesso gratuito ao direito civil para casais da comunidade, será realizado no próximo dia 23 de setembro, às 18h, no Teatro Pedra do Reino, localizado no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
Teatro A Pedra do Reino, em João Pessoa.
Mais de 30 casais LGBTQIAPN+ participarão de cerimônia gratuita em João Pessoa (Divulgação / Governo da Paraíba)

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), a nova data da 2ª edição do Casamento Coletivo LGBTQIAPN+, uma iniciativa da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate à Homofobia. O evento, que visa garantir o acesso gratuito ao direito civil para casais da comunidade, será realizado no próximo dia 23 de setembro, às 18h, no Teatro Pedra do Reino, localizado no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa.

Durante a reunião com os casais inscritos, a defensora pública Remédios Mendes, responsável pela Coordenadoria da Diversidade, relembrou a primeira edição do evento, realizada em 2019, quando 32 casais oficializaram suas uniões, e destacou os esforços da Defensoria para viabilizar a nova cerimônia. “Desde o início, esta construção foi coletiva, com o apoio de estagiários, defensores, assessores, do gabinete institucional, além de parcerias com o setor público, privado e sociedade civil. Apesar dos desafios, essa força coletiva mantém vivo o objetivo de garantir direitos”, afirmou.

O defensor público Gerardo Rabello, que também apoia a Coordenadoria, ressaltou o simbolismo da data escolhida. “O início da primavera representa o tempo do florescimento. É muito simbólico que o casamento aconteça neste momento em que as flores brotam preparando bons frutos”, comentou.

Já a defensora pública-geral Madalena Abrantes reforçou o papel da DPE-PB no atendimento a grupos vulneráveis. “A comunidade LGBT+ não pode ser excluída nem estar à margem. O casamento é uma decisão importante, e quando nasce com amor e respeito, crescem as chances de uma vida plena”, declarou.

A ação garante a emissão gratuita das certidões de casamento e conta com a parceria da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg/PB) e de movimentos sociais. Entre as colaborações já confirmadas para a cerimônia estão a cantora e multi-instrumentista Diana Miranda, a decoradora Alice Cavalcante Fernandes e o Coro de Câmara Villa-Lobos.

Mais de 30 casais já se inscreveram para participar da segunda edição do evento. A Coordenadoria orienta os interessados a verificarem a atualização dos documentos, como o Registro Civil. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h, na sede localizada na Rua Deputado Barreto Sobrinho, nº 168, bairro do Tambiá, ou pelo WhatsApp (83) 99686-1616.



Relacionadas

Mais Lidas