João Pessoa intensifica ações contra hepatites virais durante o Julho Amarelo
Os testes rápidos para hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando, durante o mês de julho, ações de prevenção, testagem e vacinação contra as hepatites virais, dentro da campanha Julho Amarelo. A iniciativa busca alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Os testes rápidos para hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço Especializado em Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, no bairro Jaguaribe. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (83) 3213-7592.
A vacina contra as hepatites A e B também é ofertada pelo SUS em todas as salas de vacinação da capital, incluindo USFs, policlínicas, o Centro Municipal de Imunização (bairro da Torre) e pontos extras nos shoppings Sul, Tambiá e no Ferreira Costa.
A hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados, enquanto as hepatites B e C são transmitidas por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e objetos cortantes. A principal forma de prevenção é a vacinação, o uso de preservativos e não compartilhar materiais pessoais.
Em João Pessoa, quem for diagnosticado com hepatite C pode ser encaminhado para tratamento gratuito no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A cura pode chegar a mais de 95% dos casos com o tratamento correto.
A campanha Julho Amarelo é nacional e foi criada para reforçar as ações de combate às hepatites virais, especialmente no mês em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a doença, em 28 de julho.



