Dia da Pessoa Capoeirista é celebrado com programação em escolas municipais
Iniciativa integra uma programação especial que se estende até sexta-feira (18)
A comemoração pelo Dia da Pessoa Capoeirista, celebrado nacionalmente nesta terça-feira (15), começou com uma roda de capoeira no pátio do Centro Administrativo Municipal (CAM), transformado em palco para a abertura do evento. A iniciativa integra uma programação especial que se estende até sexta-feira (18), com atividades culturais, educativas e de valorização da capoeira em diferentes unidades da rede pública de ensino.
Estudantes de 18 escolas municipais participam das ações, incluindo apresentações culturais, seminários e intercâmbios com mestres da capoeira. As instituições envolvidas estão a Zumbi dos Palmares, Seráfico da Nóbrega, Radegundis Feitosa, Antônia do Socorro, José Américo, Fernando Milanez, Ângelo Notare, Dumerval Trigueiro, Ana Nery, José Peregrino, Ubirajara Botto, Oscar de Castro, João Santa Cruz, João Medeiros, Arnaldo de Barros, Dom José Maria Pires, Chico Xavier e Escola Leonel Brizola.
A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), com um seminário temático na EMEF Aruanda, no bairro dos Bancários. Intitulado “O que é ser Mestre? Lugares, identidades e memórias”.
A programação da semana inclui:
- Terça-feira (15): Mostra Cultural “Capoeira no Chão da Escola”, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h, no CEMAPI – Centro Escolar Municipal da Atividade Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire.
- Quarta-feira (16): Intercâmbio, roda de diálogo e capoeira com o mestre Naldinho (Grupo Angola Comunidade), das 13h às 16h, na EMAI João Santa Cruz de Oliveira, Bairro dos Novais.
- Quinta-feira (17): Atividades com o mestre Zunga (Escola de Capoeira Afro Nagô), no mesmo horário, na EMEIEF Quilombola Prof. Antônia do Socorro da Silva Machado, no Bairro Paratibe.
- Sexta-feira (18): Vivências pela manhã, das 8h30 às 11h, no CMEI El Shaday (Mangabeira) e CMEI Rodrigo Moreno (Cristo Redentor). À tarde, intercâmbio e roda de diálogo na EMAI Chico Xavier, no Jardim Oceania.



