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Paraíba está entre os 10 estados que superaram meta de alfabetização em 2024

No Nordeste, o estado apresentou o 3º maior crescimento, e no país, o 9º maior avanço no índice

Por Carlos Rocha Publicado em
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Paraíba está entre os 10 estados que superaram meta de alfabetização em 2024 (Foto: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil)

A Paraíba superou a meta de alfabetização infantil estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024. Segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados nesta sexta-feira (11), o estado atingiu 56% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, registrando um crescimento de 4,9 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 51,12%.

Com esse resultado, a Paraíba ocupa a 12ª posição no ranking nacional de alfabetização infantil em 2024 e figura entre os dez estados brasileiros que superaram as metas intermediárias definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Nordeste, o estado apresentou o 3º maior crescimento, e no país, o 9º maior avanço no índice.

O desempenho é atribuído à atuação conjunta entre o Governo da Paraíba e os 223 municípios paraibanos, por meio do programa Alfabetiza Mais Paraíba, lançado em maio de 2023. A iniciativa promove formação continuada de professores, produção de material didático próprio, acompanhamento pedagógico e estímulo à gestão educacional baseada em evidências.

De acordo com o governador João Azevêdo, os dados representam um compromisso com a alfabetização na idade certa: “Alfabetizar nossas crianças é um compromisso de gestão e de justiça social. Estamos atuando lado a lado com os municípios para garantir o acesso à aprendizagem.”

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, ressaltou que o avanço é fruto da colaboração entre os entes federativos: “Políticas públicas estruturadas e executadas em parceria com os municípios têm mostrado resultados. Nosso foco é garantir que toda criança aprenda a ler no tempo certo.”

O ICA considera habilidades como leitura de palavras e textos curtos, interpretação de pequenos trechos e identificação de informações explícitas nos sistemas estaduais de avaliação. O índice é utilizado como referência para medir o progresso da alfabetização infantil no Brasil.

Já o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, reforçou o papel dos gestores locais: “A colaboração com os municípios foi essencial. Esse resultado também pertence a cada prefeitura que investiu na alfabetização de suas crianças.”

O objetivo nacional é alcançar mais de 80% de crianças alfabetizadas até 2030. O avanço da Paraíba em 2024 demonstra, segundo os gestores, que planejamento, investimento e parceria federativa podem transformar a realidade da educação básica desde os primeiros anos escolares.



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