Abertura dos Jogos dos Ciganos 2025 movimenta Sousa neste sábado (12)
Evento começa com desfile das equipes participantes
A cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, volta a receber, neste sábado (12) os Jogos dos Ciganos, que terão abertura oficial às 8h30 no rancho Vicente Vidal de Negreiros, local onde também serão realizadas as competições. O evento começa com o desfile das equipes participantes e apresentações de grupos culturais dos povos ciganos da região.
A edição deste ano reúne 300 participantes de diversas faixas etárias, que disputarão jogos de futebol de campo masculino e feminino, organizados por categorias. Sousa é tradicionalmente a sede dos Jogos dos Ciganos por concentrar, segundo dados estatísticos, a maior comunidade cigana da América Latina.
De acordo com o coordenador do evento, professor José Hugo, os Jogos fazem parte de uma série de ações voltadas às populações tradicionais da Paraíba. "Já foram realizados os Jogos Indígenas, nas aldeias do Litoral Norte, e agora é a vez dos Jogos dos Ciganos no território que mais concentra esse povo. Será um dia inteiro com participantes de vários ranchos da região", afirmou.



