Atriz Letícia Rodrigues é condenada por injúria racial contra colegas de teatro em João Pessoa
A sentença, divulgada nesta quinta-feira (10), é da 2ª Vara Criminal da Capital
Uma decisão judicial foi proferida em desfavor da atriz e diretora de teatro Letícia Rodrigues. Trata-se de uma condenação envolvendo a acusação por injúria racial. A denúncia partiu de três colegas de trabalho, quando ela atuava no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa. A sentença, divulgada nesta quinta-feira (10), é da 2ª Vara Criminal da Capital.
Segundo o juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz, Letícia usava expressões consideradas preconceituosas para fazer referência a funcionários do teatro. As declarações foram feitas durante ensaios e rotinas de trabalho, conforme depoimentos de vítimas e testemunhas.
A ré foi condenada a seis anos de reclusão e pagamento de multa, mas, por não possuir antecedentes criminais, as penas foram substituídas por restritivas de direitos, a serem cumpridas em regime aberto.
Letícia negou as acusações, disse que as denúncias foram “armadas” por ex-colegas e que, por ser mulher trans e parte da comunidade LGBTQIA+, não teria motivação para praticar racismo. Ela informou que vai recorrer da decisão.
O advogado de Letícia, Luiz Augusto, alegou que havia intimidade entre as partes e que qualquer fala foi mal interpretada, destacando que a artista sempre promoveu inclusão de pessoas negras em suas peças. A defesa também afirmou que Letícia foi alvo de comentários homofóbicos por parte dos denunciantes.
O caso seguirá para a execução penal, e o juiz responsável definirá quais serão as medidas restritivas. A decisão também será comunicada à Justiça Eleitoral.
Por volta das 18h30 desta quinta-feira (10), a artista desativou o perfil de uma rede social.



