TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
água branca

Mais de 20 cães são encontrados em situação de maus-tratos em canil municipal na Paraíba

O relatório aponta que os animais estavam soltos em um pátio, mesmo havendo baias disponíveis, e que a água oferecida a eles estava contaminada

Por Carlos Rocha Publicado em
Crmv pb reproducao
Mais de 20 cães são encontrados em situação de maus-tratos em canil municipal na Paraíba (Foto: CRMV-PB)

Uma vistoria realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) revelou graves irregularidades no canil municipal de Água Branca, no Sertão paraibano. Durante a inspeção, realizada após solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foram encontrados 27 cães em situação de abandono e negligência, sem acesso a água potável, atendimento veterinário ou estrutura adequada.

O relatório aponta que os animais estavam soltos em um pátio, mesmo havendo baias disponíveis, e que a água oferecida a eles estava contaminada. Os fiscais também registraram acúmulo de fezes no ambiente e quadros de magreza extrema entre os cães, ocasionados por desnutrição ou doenças não tratadas.

De acordo com o chefe do setor de fiscalização do CRMV-PB, José Augusto, a falta de um médico-veterinário responsável técnico compromete o funcionamento básico do local. “Esse profissional é essencial para garantir os cuidados diários e o bem-estar dos animais abrigados”, destacou.

Como resultado da fiscalização, foi emitido um auto de infração e elaborado um relatório técnico que será enviado ao Ministério Público para as medidas cabíveis. Até lá, os animais permanecerão no local.

Em nota oficial, a Prefeitura de Água Branca reconheceu a inspeção e informou que o canil está passando por obras de reforma e reestruturação, incluindo a contratação de um novo médico-veterinário. A gestão afirmou também que tem adotado medidas para promover o bem-estar animal, como o incentivo à posse responsável, o combate aos maus-tratos e o controle populacional de cães e gatos.

“As eventuais irregularidades apontadas já estão sendo tratadas dentro de processo administrativo e, em muitos casos, já foram sanadas”, diz o comunicado.



Relacionadas

Mais Lidas