TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Semam e Seinfra

Pocilgas irregulares às margens do Rio Jaguaribe são removidas para combater poluição

Ação conjunta integra medidas de preservação dos recursos hídricos em João Pessoa

Por Redação T5 Publicado em
Semam pocilgas
Demolições ocorreram após vistorias realizadas em março (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de João Pessoa removeu, nesta terça-feira (08), duas pocilgas instaladas de forma irregular nas margens do Rio Jaguaribe, na ladeira do Varjão, entre os bairros do Rangel e Cristo Redentor. A ação foi coordenada pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Infraestrutura (Seinfra) e integra o conjunto de medidas voltadas à preservação ambiental e ao combate à poluição hídrica na capital paraibana.

As demolições ocorreram após vistorias realizadas em março, quando os responsáveis pelas propriedades foram notificados sobre a necessidade de encerrar as atividades. Ao todo, foram identificados mais de 150 animais, que foram entregues voluntariamente a familiares pelos próprios donos, em acordo com a orientação das autoridades municipais.

A medida é parte da resposta da Prefeitura ao episódio de poluição detectado recentemente entre as praias do Bessa e Intermares, que levou ao monitoramento técnico da bacia do Jaguaribe. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, afirmou que a operação demonstra o compromisso da gestão com a recuperação dos recursos hídricos, ressaltando o impacto das ocupações irregulares na saúde pública e no meio ambiente.

O material proveniente da demolição está sendo reaproveitado nas obras de reforma do Mercado de Oitizeiro, promovendo o reuso responsável de resíduos. A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e da Defesa Civil, responsáveis pela logística da retirada dos entulhos. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fará a limpeza final da área.



Relacionadas

Mais Lidas