TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
PND

Paraíba fica de fora da adesão à Prova Nacional Docente, que já conta com 1.508 municípios e 22 estados

Ministério da Educação prevê aplicação da prova em 26 de outubro

Por Redação T5 Publicado em
Sala de aula
Adesão da Paraíba ainda não foi confirmada pelo Ministério (Divulgação/MEC)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (07), que 1.508 redes de ensino municipais e 22 estaduais aderiram à Prova Nacional Docente (PND), iniciativa que integra o programa Mais Professores para o Brasil. No entanto, a Paraíba não está entre os estados que aderiram à proposta até o momento, segundo o MEC.

A PND será aplicada no dia 26 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é contribuir para o ingresso de professores na educação básica pública e oferecer subsídios à formulação de políticas públicas de formação docente. Os estados que já confirmaram participação incluem, entre outros, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas.

O processo de inscrição para os candidatos acontecerá entre os dias 14 e 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND, mediante o fornecimento de CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de dezembro.

Até a próxima quinta-feira (10), as redes estaduais e municipais participantes deverão detalhar como irão utilizar os resultados da prova nos processos seletivos para ingresso no magistério público a partir de 2026. A regulamentação deverá ser registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a prova funcionará como uma etapa de pré-seleção para concursos públicos e outros processos de contratação de professores, podendo ser utilizada sozinha ou em combinação com outras etapas, como prova prática e avaliação de títulos.



Relacionadas

Mais Lidas