TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
resgate

Guarda Civil resgata papagaio furtado da Bica, em João Pessoa; arara também foi recuperada

A ave foi encontrada durante uma operação de patrulhamento e inteligência na comunidade do “S”, no bairro do Roger

Por Carlos Rocha Publicado em
Missao cumprida o papagaio da Bica esta em seguranca Nesta segunda feira 7 a Guarda Civi 3
Guarda Civil resgata papagaio furtado da Bica, em João Pessoa; arara também foi recuperada

Nesta segunda-feira (7), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de João Pessoa localizou e resgatou um papagaio que havia sido furtado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica. A ave foi encontrada durante uma operação de patrulhamento e inteligência na comunidade do “S”, no bairro do Roger.

O animal, que é protegido por lei, foi imediatamente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Cabedelo, onde passou a receber os cuidados necessários. Segundo a GCM, o caso segue em investigação para identificar os responsáveis pelo furto.

O furto do papagaio e de uma arara-vermelha aconteceu na manhã do dia 29 de junho. A arara-vermelha já havia sido recuperada na última sexta-feira (4), após ser localizada em uma gaiola dentro de uma área de mata no bairro Engenho Velho, em João Pessoa. A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e foi possível graças a uma denúncia anônima.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Wellison Silveira, afirmou que todas as medidas cabíveis foram tomadas desde o registro do furto, incluindo boletim de ocorrência e reuniões com a Polícia Civil e Secretaria de Segurança do município. Ele destacou ainda que estão em planejamento reforços na segurança do parque, como a instalação de câmeras de vigilância e o aumento do efetivo da Guarda Municipal.

Wellison alertou para o impacto negativo da compra e venda ilegal de animais silvestres, prática que configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena de até um ano de detenção e multa. Ele reforçou que os animais mantidos no parque não são adquiridos por compra, mas sim recebidos para reabilitação — são geralmente animais vítimas do tráfico que não podem retornar à natureza.

A Guarda Civil Metropolitana informou que tem o compromisso com a proteção da fauna silvestre e solicitou a colaboração da população para denúncias anônimas por meio do Disque 153. Em situações de emergência relacionadas a crimes ambientais, a orientação é entrar em contato com os órgãos competentes para proteger a biodiversidade.



Relacionadas

Mais Lidas