TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
agreste paraibano

Ação conjunta resgata três animais vítimas de maus-tratos em Campina Grande; adolescente é apreendida

A operação contou com a participação de policiais civis, policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Ambiental (CPAmb) e uma equipe do Centro de Zoonoses, com apoio de uma médica veterinária

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2025 07 02 at 21 20 31
Ação conjunta resgata três animais vítimas de maus-tratos em Campina Grande; adolescente é apreendida

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Campina Grande (DEMA/CG), deflagrou nesta quarta-feira (2) uma ação conjunta para averiguar denúncias de maus-tratos contra animais na cidade. A operação contou com a participação de policiais civis, policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Ambiental (CPAmb) e uma equipe do Centro de Zoonoses, com apoio de uma médica veterinária.

Durante a ação, foram vistoriados endereços nos bairros Velame e Nova Brasília, resultando no resgate de três animais em condições de maus-tratos. Em uma das residências, localizada no bairro Nova Brasília, foi encontrado um animal em estado grave de saúde, acorrentado em um ambiente insalubre. A situação foi atestada pela veterinária do Centro de Zoonoses, que realizou o recolhimento do animal para tratamento especializado.

Na mesma operação, uma adolescente de 17 anos foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos contra animal doméstico, conforme previsto no Artigo 32, §1-A da Lei 9.605/98. A jovem foi encaminhada à delegacia, onde prestou depoimento e, em seguida, foi entregue à sua responsável legal.

Nos demais casos de animais resgatados, os tutores não foram localizados, e os fatos serão investigados para apuração da autoria.

De acordo com a DEMA/CG, apenas no primeiro semestre de 2025, foram recebidas 60 denúncias de maus-tratos por meio do Disque-Denúncia da Polícia Civil (197). Destas, 57% foram consideradas procedentes. Ao longo desse período, foram resgatados 55 animais, entre cães, gatos, cavalos e espécies silvestres, vítimas de maus-tratos, em ações integradas com a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Zoonoses.

A Polícia Civil reforça o compromisso de apurar todas as denúncias ambientais recebidas e orienta a população a continuar utilizando o canal 197 para comunicar casos de crimes ambientais na cidade de Campina Grande.



Relacionadas

Mais Lidas