TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
boletim epidemiológico

Paraíba registra mais de 2,5 mil casos de síndrome respiratória grave em 2025; crianças e idosos são mais afetados

Desde o início de 2025, foram notificados 2.553 casos da doença no estado, sendo 1.173 deles com identificação de vírus respiratórios por meio de testes de RT-PCR

Por Carlos Rocha Publicado em
Anunciado novo concurso com 4,4 mil vagas na Paraíba; saiba mais
Paraíba registra mais de 2,5 mil casos de síndrome respiratória grave em 2025; crianças e idosos são mais afetados (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou, nesta terça-feira (1º), o Boletim Epidemiológico nº 7 com dados atualizados sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desde o início de 2025, foram notificados 2.553 casos da doença no estado, sendo 1.173 deles com identificação de vírus respiratórios por meio de testes de RT-PCR.

Entre os grupos mais vulneráveis, crianças menores de 5 anos seguem sendo os mais afetados, especialmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), com 304 casos, rinovírus, com 329, e Influenza A, com 218 confirmações. Já entre os idosos, a Covid-19 lidera com 160 casos graves associados à infecção.

Até o momento, o boletim também confirma 54 óbitos por Covid-19 e 55 mortes por outros vírus respiratórios, sendo 22 delas causadas especificamente pela Influenza A.

Diante do cenário, a SES-PB decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 31 de julho. A medida visa conter a circulação dos vírus e proteger os grupos prioritários. “A recomendação é que gestantes, crianças e idosos atualizem seus esquemas vacinais o quanto antes”, orienta Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA) da secretaria.

Além da vacinação, que está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, a SES reforça a importância de hábitos preventivos, como a higienização das mãos, o uso correto da etiqueta respiratória e a evitação de aglomerações quando estiver com sintomas gripais.

O boletim completo está disponível no site oficial da SES-PB:
📎 Confira o documento.



Relacionadas

Mais Lidas