TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
educação

Oito equipes paraibanas avançam à final da Olimpíada Nacional de História; confira

Sapé chama atenção com duas equipes da Escola Municipal Júlia Figueiredo, único colégio público municipal do estado a chegar à final

Por Carlos Rocha Publicado em
Sala de aula secom pb
Oito equipes paraibanas avançam à final da Olimpíada Nacional de História; confira (Foto: Secom-PB)

A Paraíba será representada por oito equipes na final nacional da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), marcada para o fim de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Entre os finalistas, cinco grupos são de João Pessoa, dois de Sapé e um de Campina Grande, evidenciando o protagonismo dos estudantes paraibanos em uma das mais importantes competições escolares do país.

A ONHB é organizada pelo Departamento de História da Unicamp e reúne estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Mais de 57 mil equipes participaram das seis fases classificatórias online, que exigiram domínio de conteúdos históricos e capacidade de análise interdisciplinar. Ao final, apenas 351 equipes garantiram vaga na etapa presencial.

João Pessoa é o município com maior número de representantes da Paraíba: são duas equipes do Colégio GGE, uma do Colégio ISO, uma do Colégio Habilis e uma do Colégio Raul Cordola. Já Sapé chama atenção com duas equipes da Escola Municipal Júlia Figueiredo, único colégio público municipal do estado a chegar à final. O grupo “Regentes do Império”, formado por alunos do 9º ano e orientado pelo professor Bruno Chaves, foi ainda apontado como a melhor equipe paraibana da edição. A outra equipe da escola, também do 9º ano, integra a lista de finalistas. De Campina Grande, o destaque é uma equipe do IFPB.

Mais do que uma disputa por medalhas, a final representa uma oportunidade de intercâmbio entre jovens de diferentes contextos sociais e culturais, além do contato direto com uma das universidades mais respeitadas do país. Para alguns dos estudantes classificados, será a primeira vez viajando de avião ou saindo do estado.

A partir de agora, os finalistas entram em ritmo de preparação para encarar os desafios da última etapa da ONHB — e quem sabe, voltar para casa com medalhas no peito.



Relacionadas

Mais Lidas