TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Em 2025

Dengue representa mais de 80% dos casos de arboviroses na Paraíba

Os dados são do novo boletim divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde

Por Redação T5 Publicado em
DENGUE2
Dengue representa mais de 80% dos casos de arboviroses na Paraíba (Foto: Fotos públicas)

A Paraíba já soma 6.204 casos prováveis de arboviroses em 2025, sendo a maioria de dengue, com 5.044 notificações, o que representa 81,30% do total. Os dados são do novo boletim divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e da Sala de Situação.

Além da dengue, o estado registrou 645 casos de febre do oropouche (10,51%), 493 de chikungunya (7,95%) e 15 de zika (0,24%) entre 1º de janeiro e 28 de junho deste ano.

O boletim também aponta 15 gestantes com diagnóstico confirmado para oropouche. Dessas, 11 já estão no pós-parto e quatro seguem em acompanhamento. Todas receberam atendimento pela rede de saúde estadual, incluindo os recém-nascidos.

Até a 26ª Semana Epidemiológica, foram confirmados dois óbitos por dengue (em João Pessoa e São Domingos do Cariri) e um por chikungunya (em Campina Grande). Outros oito óbitos estão em investigação.

Segundo a SES-PB, houve redução nos casos de dengue, chikungunya e zika em relação ao mesmo período de 2024. A responsável técnica estadual pelas arboviroses, Carla Jaciara, reforça a importância da prevenção. Ela alerta para os riscos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e do maruim, vetor da febre do oropouche.

A secretaria segue monitorando os casos e trabalhando com os municípios para conter a disseminação das doenças.

O boletim completo está disponível aqui.



Relacionadas

Mais Lidas