Cátia de França é eleita Artista do Ano no Prêmio Profissionais da Música 2025
Aos 78 anos, cantora paraibana recebe reconhecimento nacional por disco “No Rastro da Catarina”
A cantora e compositora Cátia de França foi eleita Artista do Ano na 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música, realizada em Brasília. O título foi dividido com o pianista pernambucano Amaro Freitas, e destaca dois nomes centrais da música nordestina no cenário atual da produção cultural no país.
O prêmio vem após a repercussão do álbum “No Rastro da Catarina”, lançado em 2024 pelo selo Tuim Discos. O trabalho impulsionou uma série de shows, entrevistas e convites para eventos por todo o país, além de render à artista uma indicação ao Grammy Latino. “Fizemos na raça. Criar um disco que revelasse toda a genialidade de quase 60 anos de carreira não foi fácil. Mas sabíamos da força e da verdade da Cátia”, afirmou Dina Faria, produtora da artista pela Atua Comunicação Criativa. “Este prêmio é um reconhecimento justo, que coroa uma trajetória marcada pela resistência, talento e reinvenção.”
Aos 78 anos, Cátia reafirma a posição como uma das vozes mais autênticas da música brasileira. Natural da Paraíba, construiu ao longo de mais de cinco décadas uma obra que mistura poesia, crítica social e referências da cultura popular nordestina, mantendo-se ativa mesmo diante de longos períodos de invisibilidade no mercado.
O Prêmio Profissionais da Música, que busca valorizar a diversidade e a excelência da produção musical no Brasil, reconheceu não só o impacto recente da obra de Cátia, mas também uma história de dedicação à arte em meio às dificuldades. “Cátia merece esse reconhecimento como ninguém. Por tudo que ela representa, especialmente neste momento em que a arte precisa mais do que nunca ser respeitada e reverenciada”, completou Dina.



