Educação prorroga prazo de cadastro no programa Passe Livre por mais 30 dias
Para efetuar o cadastro, os alunos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Também será feita a biometria facial no momento do atendimento
Com o retorno das aulas nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba anunciou a prorrogação do prazo de cadastro no programa Passe Livre Estudantil. A iniciativa já cadastrou quase 16 mil estudantes da rede pública e tem como objetivo garantir acesso gratuito ao transporte coletivo urbano para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio matriculados em escolas estaduais nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.
O cadastro é gratuito e, uma vez concluído, o estudante não precisa mais comparecer mensalmente aos locais de atendimento, pois a recarga das passagens é automática, conforme o aluno mantenha frequência mínima de 90% em sala de aula. Cada estudante recebe 44 passagens por mês. No caso de estudantes com deficiência, o programa também contempla acompanhantes, com um cartão diferenciado e recarga de 88 passagens mensais.
Em João Pessoa, o cadastro deve ser feito no guichê do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), localizado no Terminal Rodoviário Severino Camelo, no Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já em Campina Grande, o atendimento é realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans/CG), no Terminal de Integração, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Para efetuar o cadastro, os alunos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Também será feita a biometria facial no momento do atendimento.
O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, destacou que o programa foi criado para combater a evasão escolar e facilitar o acesso à educação.
“O Passe Livre Estudantil foi pensado para combater a evasão escolar e facilitar o acesso à educação. Sabemos que nem todo mundo consegue custear o mês inteiro mais de 20 passagens para um ou mais filhos. Foi pensando nisso que o Governo do Estado investiu R$ 89 milhões para garantir que questões financeiras não impeçam os estudantes de ir à escola”, afirmou.
A recomendação da Secretaria é que pais e responsáveis incentivem os filhos a se cadastrarem o quanto antes, garantindo o benefício para o segundo semestre letivo.



