Papagaio e arara-vermelha são furtados de zoológico em João Pessoa
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado
Duas aves foram furtadas do Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, na manhã deste domingo (29). De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do município, os animais levados foram um papagaio-verdadeiro e uma arara-vermelha, ambas espécies nativas da fauna brasileira.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Wellison Silveira, o caso foi registrado por volta das 6h e as autoridades competentes já foram acionadas para investigar o crime. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.
Silveira ressaltou a gravidade da prática ilegal de compra e venda de animais silvestres, considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A legislação prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além da aplicação de multa para quem captura, comercializa ou mantém esses animais em cativeiro sem autorização.
O secretário também explicou que os animais mantidos na Bica não são adquiridos por meio de compra. Todos os espécimes do parque estão sob cuidados por estarem em processo de reabilitação ou por não apresentarem condições de retornar à natureza, seja por questões de saúde, por terem sido criados ilegalmente em cativeiro ou por não possuírem habilidades para sobrevivência em ambientes naturais.



