Paraíba registra segundo maior crescimento nas vendas do varejo em 2024, aponta IBGE
Além do desempenho no comércio, o estado também teve resultado expressivo no setor de serviços
A Paraíba foi o segundo estado brasileiro com maior crescimento no volume de vendas do comércio varejista em 2024, segundo os dados dos Indicadores Econômicos do Brasil, divulgados nesta última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, no acumulado do ano, todas as Unidades da Federação apresentaram alta no volume de vendas do setor varejista. Os maiores avanços foram observados no Amapá (17,0%), seguido pela Paraíba (11,6%) e pelo Tocantins (8,4%).
Além do desempenho no comércio, o estado também teve resultado expressivo no setor de serviços. A taxa anual de crescimento da Paraíba foi de 4,8%, superando a média nacional, que ficou em 3,2%. Com esse resultado, o estado ocupou a segunda posição no Nordeste e a sétima colocação no país.
Segundo o IBGE, o ano de 2024 foi marcado por desequilíbrios climáticos extremos e incertezas, com destaque para os efeitos de conflitos internacionais na Europa e no Oriente Médio, além de expectativas em torno da política fiscal brasileira. Mesmo diante desse cenário, a Paraíba apresentou desempenho positivo em dois dos setores que mais influenciam a movimentação econômica: comércio e serviços.



