Tambaú Debate recebe presidente do TRE-PB para discutir desafios da Justiça Eleitoral na Paraíba
Oswaldo também destacou grandes operações como Calvário, Cheque Mate e Em Passant
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro, é o entrevistado do Tambaú Debate deste sábado (28). Ele falou sobre a estrutura da Justiça Eleitoral, combate ao crime organizado e os preparativos para as eleições de 2026.
Durante a entrevista, Oswaldo destacou que grandes operações como Calvário, Cheque Mate e Em Passant chegaram à Justiça Eleitoral por envolverem irregularidades com impacto no processo eleitoral. Segundo ele, essas ações aumentaram a demanda no tribunal, que hoje analisa mais de 100 processos relacionados ao último pleito.
Segundo o desembargador, o tribunal também está de olho em um antigo problema, a prescrição. “A operação Calvário, por exemplo, chega à Justiça Eleitoral em 2018 e só é definida no final de 2023. A gente tem muita atenção nesse ponto”, frisou.
Para reforçar a atuação, o TRE cancelou gratificações e destinou seis assessorias exclusivas para enfrentar crimes eleitorais ligados ao crime organizado. “Temos que enfrentar esse novo cenário com estrutura e foco”, afirmou.
Oswaldo também falou sobre a falta de estrutura em zonas eleitorais e defendeu mais investimentos. O desembargador destacou que a Justiça Eleitoral está pronta para combater a desinformação nas eleições e que um planejamento claro dá mais segurança ao trabalho.
O Tambaú Debate vai ao ar neste sábado (28), às 8h, na TV Tambaú, com apresentação de Josival Pereira.



