Fiscalizações apuram mais de 400 denúncias de maus-tratos a animais
As ações aconteceram em diversos bairros da capital
Fiscalizações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), apuraram 407 denúncias de maus-tratos a animais nos últimos meses. As ações aconteceram em bairros como Alto do Mateus, Bancários, Costa e Silva, Jaguaribe, Cruz das Armas, Cuiá, Ernesto Geisel, Mangabeira, Valentina Figueiredo e Torre.
O trabalho segue quatro etapas: denúncia feita pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, avaliação veterinária, visita técnica ao local e, se necessário, resgate e aplicação de medidas legais.
Segundo o secretário Guga Pet, a Secupa atua com base na legislação, com foco na prevenção e na punição. A equipe é formada por profissionais especializados, como os veterinários Hislayny Lisboa e Franklin Belmont, que orientam os tutores e tomam as medidas cabíveis em casos confirmados de maus-tratos.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo app João Pessoa na Palma da Mão. Basta acessar Serviços > Bem-Estar Animal > Denúncia de Maus-Tratos, preencher as informações e, se possível, anexar fotos ou vídeos.
Maus-tratos a animais são crime, conforme a Lei Federal nº 14.064/20, com punições que incluem multa e prisão.



