TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Tragédia

Corpo de brasileira é retirado de vulcão na Indonésia após cinco dias de buscas

Juliana Marins, de 26 anos, caiu durante trilha no Monte Rinjani

Por Redação T5 Publicado em
Brasileira vulcao
Jovem foi encontrada morta por equipes de resgate nesta terça (24) (foto metropoles)

O corpo da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi retirado na manhã desta quarta-feira (25), no horário de Brasília, do Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, onde ela caiu no último sábado (21) durante uma trilha. A operação de resgate durou cinco dias e mobilizou 48 pessoas, entre agentes da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia e voluntários.

Juliana fazia um mochilão pela Ásia e estava no vulcão acompanhada por outros turistas, com o suporte de uma empresa de turismo local. Durante o trajeto, ela escorregou e caiu por um desfiladeiro, parando cerca de 300 metros abaixo do ponto onde estava o grupo. Nos dias seguintes, a operação de resgate foi dificultada por fortes neblinas, chuvas e baixa visibilidade.

Um socorrista voluntário localizou o corpo a cerca de 600 metros de profundidade. Havia suspeita de que ela estivesse ainda mais abaixo, mas isso não foi confirmado. Diante das condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, com o uso de técnicas de salvamento vertical. A retirada só foi possível ao amanhecer desta quarta, quando a visibilidade melhorou.

A operação com helicóptero, inicialmente considerada, foi descartada por causa do clima instável na região. Após o resgate, o corpo será levado até o posto de Sembalun e, de lá, transportado de helicóptero até o hospital Bayangkara, onde serão realizados os procedimentos legais.

Segundo comunicado das equipes de socorro, fazer trilha no Monte Rinjani é considerado um esporte de turismo extremo e exige atenção às limitações físicas e técnicas dos visitantes. Os resgatistas pediram empatia ao público e afirmaram que “não se deve culpar quem tenta salvar vidas, a menos que já tenha estado no lugar deles”.

A família da brasileira confirmou a morte nas redes sociais na terça-feira (24), após quatro dias de buscas. Na segunda, o resgate chegou a ser interrompido temporariamente devido ao mau tempo.



Relacionadas

Mais Lidas