Confira as orientações da vigilância sanitária na hora de comprar produtos derivados de milho
Consumo do cereal aumenta na época dos períodos juninos
Tradição no período junino, o consumo de produtos derivado do milho cresce nesta época do ano. Por isso, a vigilância sanitária de João Pessoa deu instruções sobre os principais cuidados que devem ser tomados na hora da compra dos produtos.
Para Victor Viana, gerente da Vigilância Sanitária, é fundamental que o consumidor adote alguns cuidados necessários para garantir a segurança alimentar e evitar riscos à saúde ao comprar as comidas típicas da época. “Ao comprar milho, deve-se observar se a casca está verde, úmida e bem aderida à espiga, além de verificar se os grãos são firmes, cheios e com coloração amarela uniforme”, explicou.
O gerente ainda ressaltou que se deve evitar espigas com manchas escuras, furos ou sinais de mofo, pois podem indicar contaminação por fungos ou pragas. “O cheiro do milho também deve ser observado, sem odores fortes ou desagradáveis, que podem indicar deterioração. Ao comprar comidas típicas de milho, como pamonha, canjica e bolo, o consumidor deve estar atento à higiene do local e dos manipuladores de alimentos”, orientou Viana.



