Dupla é presa ao desembarcar com canetas para emagrecimento e outros produtos contrabandeados na PB
O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (19) e foi resultado de uma ação conjunta de monitoramento da Polícia Federal
Dois homens foram presos em flagrante ao desembarcarem no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, com uma grande quantidade de produtos contrabandeados, entre eles as chamadas canetas para emagrecimento, conhecidas comercialmente como Mounjaro. O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (19) e foi resultado de uma ação conjunta de monitoramento da Polícia Federal.
Os suspeitos haviam embarcado em Foz do Iguaçu (PR), após atravessarem a fronteira com o Paraguai, onde adquiriram os produtos. Eles fizeram conexão em São Paulo antes de chegar à Paraíba. Segundo os agentes, o grupo já vinha sendo monitorado, e a abordagem foi feita em solo paraibano por estratégia investigativa.
Além das canetas injetáveis, que se tornaram populares entre pessoas que buscam perda rápida de peso, também foram apreendidos perfumes, smartphones e outros eletrônicos, todos sem nota fiscal ou comprovação de origem legal. Um dos detidos é reincidente, tendo sido flagrado recentemente pela Receita Federal em Recife com mercadoria semelhante.
O medicamento apreendido é frequentemente utilizado para tratamento de diabetes tipo 2, mas ganhou fama pelo seu efeito colateral de supressão do apetite, tornando-se objeto de desejo entre pessoas que buscam emagrecimento rápido. As doses chegam a custar até R$ 5 mil em farmácias brasileiras, o que atrai a comercialização clandestina a preços muito mais baixos — muitas vezes com origem duvidosa e sem controle sanitário.
Os dois homens foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal da Paraíba, onde foram autuados por contrabando. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 10 anos de reclusão, mas a efetivação depende do andamento do processo judicial.
A Polícia Federal alerta para os riscos à saúde relacionados ao uso de medicamentos de origem desconhecida e reforça a importância de se evitar a compra de produtos sem registro junto à Anvisa.



