Médico paraibano realiza manobra de salvamento e reanima bebê engasgado durante voo
Durante um voo que partiu de Recife, na manhã da quarta-feira (18), o profissional conseguiu reanimação bem-sucedida de uma bebê de apenas 5 meses
Um momento de desespero a bordo de um avião com destino a São Paulo foi transformado em alívio graças à ação rápida e precisa do médico paraibano Laércio Ataíde. Durante um voo que partiu de Recife, na manhã da quarta-feira (18), o profissional conseguiu reanimação bem-sucedida de uma bebê de apenas 5 meses, que estava engasgada e sofreu uma parada cardíaca em pleno ar.
De acordo com o relato do pediatra, o episódio teve início quando ele foi acordado pela esposa, que ouviu uma mulher pedindo ajuda. A mãe da bebê gritava desesperada por socorro. “Ela estava desacordada, não respirava e não apresentava batimentos cardíacos”, contou o médico.
Diante da urgência, Laércio iniciou o atendimento ainda na poltrona do avião. Primeiro, realizou a manobra para desobstrução das vias aéreas, virando a criança de bruços e aplicando tapinhas nas costas. Como não houve melhora, ele partiu imediatamente para a massagem cardíaca e respiração boca a boca, obtendo resposta positiva após alguns minutos de esforço.
Segundo ele, os cinco primeiros minutos foram determinantes. “Todo o processo de reanimação aconteceu nesse intervalo. Sabia que cada segundo contava”, afirmou.
Dada a gravidade do caso, foi solicitada à tripulação a realização de um pouso de emergência. O avião foi então desviado para Montes Claros, em Minas Gerais, onde a bebê foi encaminhada à Santa Casa local. Após avaliação médica, ela permaneceu em observação até o meio-dia e foi liberada em boas condições.
Apesar da tensão vivida, o médico revelou que essa não foi a primeira vez que salvou uma criança durante uma viagem aérea. Em outra ocasião, retornando de lua de mel em um voo entre Nova Iorque e Rio de Janeiro, prestou atendimento a um bebê com quadro grave de desidratação, também com sucesso.



