TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Programação especial

Corpus Christi terá programação especial na Catedral e Paróquia de Lourdes em João Pessoa

Celebrações começam na quarta-feira (18) e incluem missas, adoração e procissão com tapetes pelas ruas da capital

Por Redação T5 Publicado em
Confecção de tapetes faz parte da programação de Corpus Christi
Tradicional Procissão de Corpus Christi será às 16h pelas ruas de João Pessoa (Foto: Arquivo / Portal T5)

A Arquidiocese da Paraíba realiza nesta quinta-feira (19) a Solenidade de Corpus Christi, com celebrações em todas as paróquias do território arquidiocesano. Destaque para a programação especial na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

A festividade, uma das mais importantes do calendário litúrgico católico, marca a manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, representado pelo pão e pelo vinho. As atividades religiosas começam já na quarta-feira (18) com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja de Lourdes.

No dia 19 de junho, a programação se intensifica com missas desde as 06h15 da manhã e segue até a tradicional Procissão de Corpus Christi, às 16h, pelas ruas de João Pessoa. A caminhada solene com o Santíssimo encerrará com uma missa presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba, na Catedral das Neves.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi também estará presente. Fiéis de várias paróquias confeccionam os tapetes com serragem colorida, areia, sal e flores, decorando os caminhos por onde passa a procissão. A prática, originada no século XIII em Portugal, é símbolo de reverência e acolhida à presença de Cristo Eucarístico.

O arcebispo Dom Manoel Delson atenderá a imprensa às 8h40, na sacristia da Igreja de Lourdes. A Arquidiocese convida os católicos a participarem das celebrações e a expressarem publicamente a fé durante o feriado religioso.



Relacionadas

Mais Lidas