TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Brasil

Comitiva brasileira rebate Itamaraty após resgate em Israel

No texto, a comitiva critica o tom adotado pelo Itamaraty em meio à operação de retirada dos brasileiros

Por Redação T5 Publicado em
comitiva
Comitiva brasileira rebate Itamaraty após resgate em Israel (Foto: Reprodução/ Redes Sociais (@alvarodamiao))

Autoridades brasileiras que integravam uma missão oficial em Israel, resgatadas nesta terça-feira (17), divulgaram um comunicado rebatendo o Ministério das Relações Exteriores. A nota, assinada por prefeitos, vice-prefeitos e integrantes da comitiva, contesta a versão do Itamaraty, que afirmou não ter sido informado sobre a viagem e citou orientações contrárias emitidas ainda em 2023.

De acordo com os integrantes da missão, o próprio corpo diplomático brasileiro em Tel Aviv confirmou, em reunião no último sábado (14), que havia sido previamente comunicado sobre a ida da delegação, inclusive com detalhes da agenda e dos participantes. Para os representantes, a ausência de qualquer recomendação formal ou impedimento por parte do governo brasileiro levanta questionamentos.

No texto, a comitiva também critica o tom adotado pelo Itamaraty em meio à operação de retirada dos brasileiros, classificando a postura como uma reprimenda, em vez de apoio institucional. Os integrantes reforçaram que a missão teve caráter oficial, com finalidade pública, conduzida dentro dos princípios republicanos.

Ainda no Oriente Médio, o grupo, que inclui o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o deputado federal Mersinho Lucena, está em rota de retorno ao Brasil. A aeronave realiza escalas na Arábia Saudita e em Cabo Verde antes de chegar à Paraíba.

Veja a íntegra da nota:



Relacionadas

Mais Lidas