TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
em joão pessoa

Greve na Construção Civil de João Pessoa: Trabalhadores paralisam atividades por tempo indeterminado

Paralisação foi aprovada em assembleia realizada no domingo (15)

Por Redação T5 Publicado em
Da2447c5 8f3f 46ee bd69 85c4f1140b76
Greve na Construção Civil de João Pessoa. (Foto: André Borges/Agência Brasil)

Os trabalhadores da construção civil da capital paraibana iniciaram, nesta segunda-feira (16), uma greve por tempo indeterminado, o sindicato argumenta que o acordo coletivo firmado em abril com as empresas do setor não teria sido cumprido. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada no domingo (15) pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada e do Mobiliário de João Pessoa (Sintricom-JP).

Durante a reunião, os operários avaliaram as propostas encaminhadas pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon-PB), mas todas foram rejeitadas pela categoria.

O acordo coletivo firmado entre as partes previa um reajuste salarial de 7,51%, melhorias na alimentação oferecida nos canteiros de obras, incluindo um café da manhã mais reforçado, e alterações na cesta básica, como a inclusão de fubá e uma lata de sardinha. Para o ano de 2026, também foi acordada a adição de uma rapadura ao benefício.

Além do não cumprimento dessas cláusulas, os trabalhadores informaram tentativas de mudança na jornada de trabalho, atualmente fixada de segunda a sexta-feira. Segundo o presidente do Sintricom-JP, Francisco Demontier, não houve avanços nas negociações realizadas ao longo da segunda-feira.

“Infelizmente, após várias tentativas hoje, saímos com a greve mantida para amanhã nos canteiros. Não chegamos a um acordo e vamos continuar mantendo a greve”, declarou Demontier.

O sindicato patronal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a paralisação.



Relacionadas

Mais Lidas