TV Tambaú
Clube FM
º
Via Jordânia

Itamaraty negocia retirada de Cícero Lucena e outros prefeitos de Israel

Prefeito de João Pessoa está entre autoridades abrigadas em bunker em Israel

Por Redação T5 Publicado em
Cicero israel
Cícero Lucena participava de feira internacional quando conflito com Irã teve início (Foto: Reprodução Instagram)

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), está entre os políticos brasileiros abrigados em bunkers subterrâneos em Israel, após o início dos conflitos com o Irã. O grupo, composto por autoridades municipais e estaduais, participava de uma feira de tecnologia e segurança, quando os ataques começaram. O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, tenta organizar a retirada do grupo por terra até a fronteira com a Jordânia, à espera de condições de segurança para o deslocamento.

Em nota divulgada neste sábado (14), o Ministério das Relações Exteriores informou que o chanceler Mauro Vieira manteve conversas com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, na tentativa de abrir uma rota de evacuação alternativa para as comitivas brasileiras. Segundo o Itamaraty, as negociações envolvem também diplomatas israelenses, e o governo brasileiro acompanha a situação por meio da embaixada do Brasil em Tel Aviv.

O comunicado do Itamaraty destacou que o aeroporto de Tel Aviv está com operações suspensas, devido à interdição do espaço aéreo em Israel, Iraque e Irã, o que dificulta uma saída aérea imediata. Enquanto isso, as autoridades brasileiras abrigadas aguardam novas orientações em segurança, com suporte das autoridades locais.

A chancelaria brasileira também informou que o secretário de África e Oriente Médio manteve contato com seu homólogo israelense e solicitou prioridade para a retirada dos brasileiros. Contudo, Israel tem aconselhado que as delegações estrangeiras permaneçam no país até que haja segurança suficiente para deslocamentos por via aérea ou terrestre.

Entre os brasileiros no local, além do prefeito Cícero Lucena, está o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil). Ambos integram comitivas que foram ao país a convite do governo israelense. Na sexta-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, publicou nas redes sociais que acompanha a situação e trabalha para garantir o retorno seguro dos representantes brasileiros.



Relacionadas