Quase 200 casos de violência contra idoso foram registrados em João Pessoa em 2025
Ações contra violência à pessoa idosa marcam Junho Violeta
Neste domingo (15) é lembrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. O mês é marcado pela campanha Junho Violeta com uma série de ações voltadas à defesa dos direitos das pessoas com mais de 60 anos. João Pessoa tem, segundo o IBGE, cerca de 127 mil pessoas com mais de 60 anos, representando 15,2% da população da capital.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Angélica Costa, em 2024, foram registradas 237 denúncias de maus tratos por meio do Disque 100. Em 2025, até 3 de junho, já foram contabilizadas 196 ocorrências.
Dados do Relatório Mensal de Atividades (RMA) da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) indicam que os principais casos de violência contra idosos envolvem negligência e abandono, com cerca de 15 registros entre janeiro e abril deste ano. A maioria das vítimas é do sexo feminino. O Creas registrou, no mesmo período, 163 casos de violação de direitos, sendo 94 contra mulheres.
Na segunda-feira (16), a partir das 8h, será realizado um ato público no Parque Solon de Lucena, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ainda na segunda-feira, às 16h, será promovido um Pit Stop com panfletagem nas imediações do Busto de Tamandaré. A atividade terá a participação de profissionais e idosos atendidos pelo Centro de Referência da Pessoa Idosa, em parceria com o Programa de Atenção à Política da Pessoa Idosa (Pappi), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
Na terça-feira (17), haverá uma capacitação destinada a funcionários, técnicos e educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras. O tema será “A importância da prevenção e acompanhamento à violação de direitos da pessoa idosa”.
Os serviços permanentes oferecidos à população idosa pela Prefeitura de João Pessoa incluem atendimentos no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI).
O Creas oferece atendimento especializado e contínuo a idosos em situação de risco pessoal e social, trabalhando em parceria com outros serviços para garantir os direitos dessa população. As denúncias podem ser feitas gratuitamente pelos telefones Disque 3213-6130 (antigo 156), Disque 100 (nacional e anônimo, 24h) ou Disque 155, disponível todos os dias das 7h às 22h.
Os Cras atendem atualmente mais de 1.700 idosos em atividades como dança, música, artesanato e rodas de conversa. Já o Centro de Referência da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, atende mais de 500 usuários com atividades voltadas à saúde física e mental e ao fortalecimento de vínculos.



