TV Tambaú
Clube FM
º
alerta

Defesa Civil antecipa teste de alerta de emergência para o meio-dia deste sábado (14) em João Pessoa

A ação tem como objetivo verificar o funcionamento da tecnologia de envio de alertas de emergência por meio de telecomunicações

Por Carlos Rocha Publicado em
Operação de desocupação é organizada pela Prefeitura de João Pessoa
Defesa Civil antecipa teste de alerta de emergência para o meio-dia deste sábado (14) em João Pessoa (Foto: Reprodução/Secom-JP)

O teste do sistema 'Defesa Civil Alerta', previsto inicialmente para as 15h deste sábado (14), em João Pessoa, foi antecipado para as 12h, conforme informou a Coordenação da Defesa Civil da Capital. A ação tem como objetivo verificar o funcionamento da tecnologia de envio de alertas de emergência por meio de telecomunicações, com mensagens de texto e sinais sonoros, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

A demonstração será realizada em modo de alerta extremo, ou seja, a mensagem enviada será acompanhada de vibração intensa e som semelhante ao de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso, de forma a garantir a máxima atenção da população.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, explicou que se trata apenas de um teste funcional. “Não há motivo para pânico. Para evitar confusões, nossas equipes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e tranquilizar a população durante toda a ação”, destacou.

O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite a transmissão direta das mensagens pelas antenas de telefonia móvel (como Claro, Vivo, Tim, entre outras), atingindo áreas amplas e, inclusive, cidades vizinhas à capital paraibana. Os alertas são enviados para aparelhos com cobertura 4G ou 5G, independentemente do sistema operacional.

Durante o disparo da mensagem, qualquer conteúdo exibido na tela do celular será automaticamente interrompido, o que inclui vídeos, aplicativos e ligações, priorizando a visualização imediata do alerta.

A Defesa Civil de João Pessoa atua 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, e pode ser acionada em caso de emergência pelos seguintes canais:

  • Telefone 199
  • WhatsApp (83) 98831-6885
  • Aplicativo 'João Pessoa na Palma da Mão', disponível nas lojas Play Store e App Store


Relacionadas