Radiotelescópio Bingo começa a ser instalado no Sertão da Paraíba após envio de estrutura da China
O equipamento será utilizado para captar sinais de rádio emitidos pelo hidrogênio neutro, com finalidade científica voltada ao estudo da matéria escura e da formação do universo
O Radiotelescópio Bingo, que está sendo construído no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba, entrou na fase de instalação. A estrutura metálica principal do equipamento foi expedida da China nesta segunda-feira (9), após cerimônia realizada na cidade de Shijiazhuang, onde foi fabricada. O equipamento será utilizado para captar sinais de rádio emitidos pelo hidrogênio neutro, com finalidade científica voltada ao estudo da matéria escura e da formação do universo.
As peças foram produzidas e testadas no 54º Instituto de Pesquisa da CETC (China Electronics Technology Group Corporation), parceiro do projeto, e agora seguem para o Brasil. A iniciativa é financiada por diversas instituições, incluindo o Governo da Paraíba, que investiu R$ 20 milhões por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).
As estruturas enviadas compreendem o espelho primário, espelho secundário e as torres das cornetas – partes essenciais do equipamento. No local da instalação, as obras seguem com a terraplanagem finalizada, a usina solar e a casa de comando construídas e a fundação em andamento. Outras 15 cornetas-antenas, fabricadas em São Paulo, já estão em solo paraibano.
Também foi entregue o phased array, sistema de antenas semelhante ao utilizado em tecnologias 5G, que será responsável por ampliar a cobertura de observação do céu com maior sensibilidade.
O secretário estadual Cláudio Furtado participou da cerimônia na China e, na ocasião, apresentou informações sobre os investimentos em ciência e tecnologia feitos no estado. Segundo ele, o radiotelescópio integra um conjunto de projetos que também envolvem a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia da Paraíba e o Vale dos Dinossauros, além do programa Paraíba sem Fronteiras, voltado à mobilidade acadêmica e científica.
O Radiotelescópio Bingo terá o tamanho aproximado de um campo de futebol, com espelhos metálicos e dezenas de cornetas, antenas que captam sinais de rádio. O município de Aguiar foi escolhido por apresentar baixo nível de interferência eletromagnética, como ausência de sinal de celular e de rotas aéreas, condições adequadas para observações radioastronômicas.
O projeto conta com o envolvimento de instituições como a Fapesq-PB, Fapesp, Finep/MCTI, CNPq, Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Governo da China. A previsão é que, após a conclusão da instalação, o equipamento contribua com estudos científicos voltados à astronomia e à astrofísica.



