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Consumo afetivo

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22 bilhões no comércio

Pesquisa nacional aponta que 57% dos consumidores devem comprar presentes

Por Redação T5 Publicado em
É importante cuidado ao comprar o presente de Dia dos Namorados pela internet (Imagem: ORION PRODUCTION | Shutterstock)
Gasto médio deve ser de R$ 238

O comércio de João Pessoa se prepara para um aumento nas vendas com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, período que coincide com as festas juninas. De acordo com levantamento da CNDL e SPC Brasil, 57% dos brasileiros pretendem comprar presentes, o que deve gerar um impacto de aproximadamente R$ 22,14 bilhões no setor de varejo e serviços.

O estudo aponta que a maioria dos consumidores deve adquirir apenas um presente (61%), enquanto 27% pretendem comprar dois. O gasto médio estimado é de R$ 238 por presente, com destaque para produtos como roupas (38%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (20%), jantares (20%) e bombons ou chocolates (18%).

A data também movimenta o setor de alimentação e lazer. Entre os entrevistados, 39% afirmaram que pretendem comemorar a data em casa, 31% em restaurantes e 8% em hotéis ou motéis.

Mesmo diante de desafios financeiros, 31% dos consumidores devem comprar presentes mesmo com contas em atraso. Entre eles, 71% estão com o nome negativado, e 28% admitem que costumam gastar mais do que podem, sendo que 41% justificam isso afirmando que o parceiro ou parceira "merece".

Na hora da compra, 57% devem optar por lojas físicas, com preferência por shoppings centers (21%) e shoppings populares (16%). Já o comércio online será a escolha de 36% dos consumidores. A pesquisa de preços será prioridade para 76%, com destaque para buscas realizadas na internet.

Sobre as formas de pagamento, 69% devem pagar à vista, com o PIX liderando entre os meios preferidos (34%). Já 28% pretendem parcelar as compras, principalmente no cartão de crédito, com média de 3,5 prestações.

Para o presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, a expectativa é positiva. “O Dia dos Namorados tem um apelo emocional forte, e mesmo em um cenário de orçamento mais ajustado, os consumidores buscam formas de celebrar a data. Esse movimento deve aquecer as vendas no comércio local, especialmente no segmento de roupas, perfumaria e gastronomia, impulsionando o setor no mês de junho, que já conta com o reforço das festas juninas”, avaliou.

A expectativa é que o Dia dos Namorados reforce a movimentação no comércio local em um mês tradicionalmente aquecido pelas festividades juninas, beneficiando segmentos como vestuário, perfumaria e gastronomia.



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