TV Tambaú
Clube FM
º
Em clima de São João

Sandra Belê e Xumbrego de Rabeca são atrações do Viva Usina

Usina Energisa recebe shows, feira de vinil, espetáculos e exibições de cinema

Por Redação T5 Publicado em
Sandra Bele Sao Joao
Programação é entre os dias 13 e 15 de junho, com entrada gratuita (Foto: Natalia Di Lorenzo)

A Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, recebe de 13 a 15 de junho mais uma edição do Viva Usina, com programação gratuita voltada à valorização da cultura paraibana. Em clima junino, os destaques são os shows de Sandra Belê, que apresenta o espetáculo Nordestina, e da banda Xumbrego de Rabeca, além da estreia da Feira Paraíba Vinil, mostra de cinema e atrações voltadas ao público infantojuvenil.

Na sexta-feira (13), às 20h, Sandra Belê sobe ao palco da Tenda da Música com um repertório que mistura forró, xote, baião, maracatu, rock e salsa, combinando tradições nordestinas e sonoridades contemporâneas. A artista também conduz brincadeiras juninas como quadrilha, correio elegante e outras manifestações populares.

Logo em seguida, às 22h, o Palco Bonde recebe o grupo Xumbrego de Rabeca, liderado por Ninno Amorim. O repertório homenageia nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Assisão, além de dialogar com a tradição da rabeca em referência a Mestre Ambrósio, Luiz Paixão e Maciel Salu.

Durante os três dias do evento, a Feira Paraíba Vinil ocupará os espaços da Usina com 15 expositores de discos, além de livros, brechós, café, cerveja artesanal, drinks e gastronomia. Criada em 2023, a feira busca aproximar colecionadores, DJs e selos independentes em torno do resgate da cultura do vinil. Segundo o produtor Sérgio Pacheco, a iniciativa responde ao desejo do público por experiências mais duradouras e menos efêmeras que o consumo via streaming.

A Mostra de Cinema também estreia na programação, com exibição na Sala Vladimir Carvalho, na sexta (13), às 20h. Serão exibidos os documentários “Toque de Jurema”, de Caio Beltrão, sobre religiosidade e resistência no Quilombo Caiana dos Crioulos, e “Cantoria Pé de Parede na Casa de Severo”, de Flávio Santana, que retrata a tradição da cantoria popular no sertão paraibano.

No domingo (15), o Domingos na Usina traz programação voltada ao público infantojuvenil. Às 16h, no Palco Bonde, a Cia Sá Totonha apresenta o espetáculo No Reino da Pedra Fina, baseado em obra de Leandro Gomes de Barros, pioneiro da literatura de cordel. Em seguida, às 17h, a Cia Circo do Asfalto encena Gran Circo Opará, misturando teatro, circo e bonecos para contar a história de um circo mambembe no sertão, com referências ao Rio São Francisco.



Relacionadas