Bolsonaro e outros 7 réus começam serão ouvidos esta semana pelo STF
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro será o primeiro a ser ouvido nesta segunda (09)

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia às 14h desta segunda-feira (09) os interrogatórios dos réus da ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, conduzirá as oitivas, que ocorrem no âmbito da Primeira Turma da Corte.
O primeiro a depor será o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que firmou acordo de delação premiada com a Polícia Federal no inquérito sobre a tentativa de golpe. Ao todo, oito réus compõem o chamado núcleo central da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), entre eles o próprio ex-presidente Bolsonaro, que estará presente no STF.
Os crimes imputados aos investigados incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado com uso de violência e ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
As audiências seguem ao longo da semana e ocorrem nos dias em que não houver sessão plenária à tarde. Na terça-feira (10), por exemplo, os trabalhos começarão às 9h e se estenderão até as 20h. A mesma programação vale para sexta-feira (13). Na quarta-feira (11), os interrogatórios ocorrerão das 8h às 10h, e na quinta (12), das 9h às 13h. Todos os réus estão intimados a comparecer presencialmente em todas as datas, com exceção do general Walter Braga Netto, preso preventivamente no Rio de Janeiro.
Após Mauro Cid, será ouvido o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em seguida, os interrogatórios seguirão a ordem alfabética: o almirante Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general Augusto Heleno, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Paulo Sérgio Nogueira e, por fim, o general Braga Netto.
A dinâmica das audiências prevê que cada réu se dirija ao banco diante dos ministros acompanhado de seu advogado, preste depoimento e retorne ao assento. As oitivas contarão com a presença do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que poderá fazer perguntas. Diferente das audiências com testemunhas, os interrogatórios dos réus serão transmitidos pelo canal do portal Metrópoles no YouTube.
A denúncia apresentada pela PGR foi aceita por unanimidade. A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.