TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Campanha

Junho Vermelho começa nesta segunda-feira (02) com ações para estimular doação de sangue

Com tema “Um Final Feliz”, campanha nacional segue até fim de junho com coletas em várias cidades

Por Redação T5 Publicado em
Lançado aplicativo para estimular doações de sangue no final de ano
Objetivo é mostrar que doação de sangue é gesto de generosidade (Foto: Divulgação/Governo da Paraíba)

A campanha Junho Vermelho 2025, que promove a doação voluntária de sangue, começa nesta segunda-feira (2) na Paraíba com uma série de ações coordenadas pelo Hemocentro da Paraíba e pela Hemorrede Estadual. Com o tema “Um Final Feliz”, a mobilização segue até o dia 30 de junho e é promovida pela rede Hemocentros Unidos em todo o país.

A campanha aposta em uma linguagem inspirada no universo do cinema, convidando o cidadão a ser protagonista de histórias reais. A cadeira do doador é comparada à poltrona de uma sala de cinema, mas, neste caso, quem se senta nela tem o papel decisivo de transformar vidas. Segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, o objetivo é mostrar que a doação de sangue é um gesto de generosidade com potencial de garantir finais felizes a pessoas que dependem desse ato para sobreviver.

A abertura das ações acontece em João Pessoa, no estacionamento do Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Pedro II, nº 1548, com atendimento das 7h às 17h. Ao longo do mês, a campanha realizará coletas itinerantes em várias cidades, como Pocinhos, Serra Branca, Várzea e Areia, além de ações em unidades da UFPB e no Primeiro Grupamento de Engenharia, também em João Pessoa. Nessas datas, serão coletadas doações de sangue e feitos cadastros de novos doadores de medula óssea.

Um dos destaques da programação será a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 13 de junho, com atividades especiais no Hemocentro Coordenador de João Pessoa e em outras unidades da rede estadual. A campanha também tem foco em atrair novos doadores, principalmente os que ainda não realizaram a primeira doação, e reforçar a importância da manutenção regular dos estoques, que costumam cair no mês de junho.

A diretora reforça que, para além da homenagem simbólica, a campanha é um chamado à ação: "O mês de junho registra, historicamente, queda nas doações. Por isso, é fundamental lembrar que os hemocentros e hemonúcleos do Estado estão preparados para receber os doadores e garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes que precisam diariamente de transfusão".



Relacionadas

Mais Lidas